Top 5

A partir desta sexta-feira, o Blog Leitura de Jogo inaugura uma nova seção, o Top 5. Aqui, os cinco fatos mais relevantes sobre um determinado assunto relacionado ao futebol ganharão destaque, e serão alvo da sempre embasada e cuidadosa análise feita por você, estimado leitor. Aliás, é a partir dela que poderemos chegar a listas incontestáveis, uma vez que não se deve confiar na capacidade cognitiva duvidosa e no teor etílico alterado deste cidadão que vos tecla. O tema de estreia do Top 5 é: A trilha sonora ideal para um jogo de futebol.



Na preleção: Vangelis - Anthem (Ouça aqui)

Enquanto os jogadores se preparam para entrar em campo, você, torcedor, também aquece as baterias para 90 minutos de puro sofrimento (ou não, dependendo da ocasião). A hora que não passa, a adrenalina que sobe ou as baboseiras da TV no período pré-futebol pedem uma música que quebre o gelo e faça com que você entre, definitivamente, no clima do jogo. O espetacular Vangelis, e o seu Hino Oficial da Copa do Mundo de 2002 formam uma excelente pedida.

Na explosão do gol: Blur - Song 2 (Ouça aqui)

A hora do gol (do seu time, claro), é o momento de gritar que nem um doido, chutar tudo o que estiver na sua frente, ignorar o esperto que deixou o vaso caríssimo da sua avó cair, ou mesmo, abraçar o cara que cornetou o time durante o jogo inteiro (e que você nunca viu na vida), mas que está do seu lado no estádio. É a hora de esquecer de tudo e botar pra fora a angústia dos outros 500 gols que o centroavante do seu time perdera até então. Os caras do Blur sintetizam isso muito bem na música que marcou época no jogo FIFA 98 - Road To The World Cup.

No intervalo: Elvis Presley - Little Less Conversation (Ouça aqui)

O intervalo é um dos momentos mais paradoxais do glorioso esporte bretão. Por um lado, você quer que o cortejo volte logo, já que os 15 minutos de descanso costumam demorar tanto quanto 2 horas (ou mais, caso seja um time argentino esteja no meio). Por outro, é a chance que você tem de segurar a onda após um primeiro tempo em que seu time levou 3 x 0 e seu camisa 10 ainda foi expulso. Para amenizar o tédio, ou minimizar o desgaste da primeira etapa, Elvis Presley, com Little Less Conversation (tema de um lendário comercial da Nike) resolve seu problema.

No pós-jogo: K'naan - Wavin' Flag (Ouça aqui)

Zoando ou sendo zoado, um dos momentos mais maneiros após qualquer partida é juntar os amigos, parar num barzinho (isso se você não tiver assistido ao jogo por lá mesmo) e comentar todos os detalhes, desde os mais belos até os mais bizarros do 1 x 0 (fora o show) aplicado pelo seu time no clássico, ou da derrota inexplicável para o lanterna do campeonato. Para embalar o encontro com a rapaziada, Wavin' Flag, imortalizada na última Copa do Mundo, é uma bela ideia.

Para resumir a ópera: O Rappa - Eu Quero Ver Gol (Ouça aqui)

Se você não quiser ser tão detalhado, e preferir apenas uma síntese do que é o futebol (mais ainda, um jogo de futebol disputado no Brasil), esta é a música. Com uma letra que não se resume ao fator campo, mas vai muito além das quatro linhas, caracterizando o futebol como um todo, Eu Quero Ver Gol resume perfeitamente o sentimento de um torcedor fanático. Grande música do Rappa.

Um comentário: