Análise: Juventus

Por Hudson Martins

Jogo: Genoa 0 x 2 Juventus
Luigi Ferraris, Gênova
Campeonato Italiano - 13ª Rodada - 21/11/2010

A temporada 2009/10 não foi das melhores para a Juventus, muito pelo contrário. Para uma equipe que fez investimentos pesados, o 7° lugar na classificação final do Calcio e a frustrante campanha na UEFA Champions League fizeram com que alguns conceitos fossem repensados na Vecchia Signora. Na atual temporada, houve menos gastos, e a equipe formada não chama - a princípio - tanta atenção de torcedores e imprensa especializada. Entretanto, passadas 13 rodadas, a Juventus já se posiciona no G4, a seis pontos do líder Milan (vencido pela Juve há pouco tempo). Contra o Genoa, neste domingo, muita segurança na vitória por 2 x 0, com gols de Eduardo (contra) e do bom meia Milos Krasic.



Acima, o 4-4-2 de Luigi Delneri. Em função da segurança que teve durante toda a partida, não foi necessário alterar o esquema tático em momento algum; as duas linhas de quatro jogadores foram extremamente eficientes no intuito de segurar o limitado ataque do Genoa. Atenção a alguns pontos: o bom rendimento de Claudio Marchisio, jogando numa faixa do campo que contempla uma característica de jogo diferente da sua (o que denota a flexibilidade do bom camisa 8 da Juve); Alberto Aquilani retomando as belas atuações dos tempos de Roma, aproveitando-se, também, da parceria com Krasic - este em excelente fase. Felipe Melo fez excelente partida (sem qualquer ironia), ainda que siga falando mais do que deve dentro de campo. E, finalmente, ressalta-se a ausência de Alessandro Del Piero, que dispensa maiores comentários, e não precisou ser utilizado nesta partida; algo impensável até pouco tempo atrás.

Leitura Tática

Com a posse de bola...

- Laterais não sobem frequentemente. Há boa margem de segurança para as investidas de Fabio Grosso e Marco Motta, mais preocupados com a segurança defensiva.

- Felipe Melo e Alberto Aquilani conferem qualidade à saída de bola da Juve. Contra o Genoa, ambos tiveram liberdade para fazer a transição defesa/ataque como bem queriam. Aquilani, sobretudo, se destacava quando subia ao ataque, seja com bons passes, ou arriscando finalizações.

- Milos Krasic é a válvula de escape do ataque da Juve. Em excelente forma, faz com que o jogo pelo lado direito do campo ocorra sistematicamente. Belíssima jogada individual no lance do segundo gol.

- O lado esquerdo é menos eficaz. Marchisio executa bem a função designada por Delneri, mas, contra o Genoa, não encontrou em Fabio Quagliarella um bom parceiro de criação de jogadas por aquele setor. O camisa 18 é bom jogador, mas não foi bem na partida deste domingo.

- A referência é Vincenzo Iaquinta, que ainda tem problemas de relacionamento com a bola. Pouquíssim efetivo o camisa 9.

Sem a posse de bola...

- Marcação adiantada durante boa parte do primeiro tempo, até a abertura do placar, aos 18 minutos. Krasic, Iaquinta, Quagliarella e Marchisio formavam linha de 4 jogadores dentro do campo de ataque, obrigando os chutões da zaga adversária. Plano muito bem executado.

- Após a vantagem no placar, Krasic e Marchisio passaram a marcar dentro de próprio campo de defesa, chamando o Genoa para o jogo. A equipe da casa tinha a posse da bola (54%, segundo o espndeportes.com), mas não conseguia ultrapassar a sólida barreira da Juve.

- Com efeito, o Genoa apelava para os lançamentos longos à procura de Luca Toni. Aqui, destaque-se a boa atuação da dupla de zaga Leonardo Bonucci e Giorgio Chellini, ambos soberanos pelo alto.

- Nas bolas paradas defensivas, ressalte-se: são 8 jogadores dentro da área, um no rebote, e um na marcação ao cobrador da infração. Ou seja: toda a equipe se mobiliza no intuito de rechaçar o ataque adversário. Paga-se um preço (a inexistência de contra-ataque), mas a solidez defensiva fala muito alto, neste caso.

3 comentários:

  1. A Juventus está com um elenco para garfar uma vaga para UCL. Título, na minha opinião, ficará entre Inter e Milan. Lazio poderá aparecer com força, até pq, tem uma zaga relativamente boa, um meio campo brigador com a objetividade de Hernanes, e tem o argentino Zárate de 23 anos que desequilibra. Será um belo Calcio.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Internazionale não sei, tem feito jogos muito fracos, sobretudo no aspecto ofensivo. A Lazio faz um belo campeonato, mas também não passa a confiança necessária para se pensar em título (situação semelhanta à do Napoli, que tem Cavani em belo momento). A Juventus me pareceu muito segura, e pode entrar na briga pelo título com o Milan, caso mantenha o nível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Juventus não vai muito longe. Acho que tem um elenco com muitas falhas.

    Mas muito boa coluna

    ResponderExcluir