Análise: Bayer Leverkusen

Por Hudson Martins

Jogo: Bayer Leverkusen 3 x 2 Colônia
Bay Arena, Leverkusen
Campeonato Alemão - 15ª Rodada - 05/12/2010

O momento do Bayer Leverkusen é favorável na atual temporada. Já classificado aos playoffs da UEFA Europa League, e fazendo campanha consistente na Bundesliga, a equipe do técnico Jupp Heynckes tinha, contra o Colônia, a chance de voltar à zona de classificação da UEFA Champions League, e talvez se aproximar do Borussia Dortmund, líder disparado. Embora tenha encontrado problemas - sobretudo na segunda etapa - o Bayer venceu por 3 x 2, com gols de Patrick Helmes, Tranquillo Barnetta e Stefan Reinhartz; Pedro Geromel e Martin Lanig descontaram.



O 4-2-3-1 da equipe de Leverkusen rendeu em boa parte do cortejo. Na primeira etapa, jogo no campo do Colônia na maioria do tempo, com boa movimentação e desarmes no campo do adversário. O prêmio veio aos 21 minutos, no belo gol de Patrick Helmes. O que não estava no script era o gol de empate do Colônia, em que Pedro Geromel concluiu com liberdade dentro da área dos anfitriões. Na segunda etapa, o que marcou o Bayer foram as oscilações: a equipe que construiu um belo segundo gol aos 10 minutos, e ampliou a vantagem aos 16, se rendeu às investidas do adversário, e quase permitiu que o Colônia pudesse arrancar preciosos pontos dentro da Bay Arena. O gol de Lanig, aos 20 minutos, foi o pontapé inicial da pressão que se sucedeu. O Bayer encontrava dificuldades; com a substituição de dois dos meias, houve menos qualidade técnica e recuo dos jogadores de criação, dada a intensidade do jogo do adversário. Em alguns momentos, Castro e Vidal ainda insistiam no apoio, sobretudo em função de espaços abertos nos ataques do Colônia, mas não obtinham sucesso. Mesmo sofrendo, o Bayer conseguiu segurar a vantagem e garantir a vitória dentro de casa.

Leitura tática

Com a posse de bola...

- Os laterais não hesitam em subir, principalmente Gonzalo Castro, jogador de boa técnica e que é importante no auxílio a Sidney Sam. Castro teve participação importante no primeiro e terceiro gols; respectivamente, dando belo passe para Renato Augusto, e fazendo cruzamento preciso para Simon Rolfes.

- Na faixa central do campo aparece Arturo Vidal, jogador muito importante para o técnico Jupp Heynckes. Versátil, sabe transitar entre a forte marcação e o apoio qualificado com muita facilidade. O chileno erra poucos passes, e é fundamental para fortalecer o lado direito de ataque, com os já citados Sam e Castro.

- O trio de meias sabe se movimentar, além de ser técnico. Barnetta e Sam, os jogadores dos lados do campo, têm estilos de jogo parecidos, imprimindo velocidade e buscando o drible. Quem coordena a armação de jogadas é Renato Augusto, que vive bela fase no Bayer já há algum tempo. Com os três jogadores supracitados, a bola chega com qualidade à Rolfes, outro bom jogador do Bayer.

- Nas bolas paradas ofensivas, o rebote é tratado com atenção. São dois jogadores à espera da sobra vinda da área (um deles Renato Augusto, que evoluiu nas finalizações em relação aos tempos de Flamengo). Sam, Castro e Vidal se alternam nas cobranças, procurando um dos 5 finalizadores que estão dentro da grande área.

Sem a posse de bola...

- A recomposição é bem feita. Os meias pelos lados do campo voltam para fechar os espaços, a cobertura dos avanços dos laterais também é correta. Falta mais consistência, uma vez que há espaços generosos em alguns momentos do jogo; o próprio Colônia teve algumas chances de marcar em função destas falhas. Mas, na maioria do tempo, a ocupação de espaços ocorre dentro da normalidade.

- O ponto mais importante a ser ressaltado é o posicionamento de Vidal quando da transição defesa/ataque do adversário. O camisa 23 se adianta, e fica na mesma linha dos três meias, transformando o esquema tático num 4-1-4-1. Assim, a passagem da bola para os meias adversários fica dificultada, e a chance de desarme num setor de perigo é iminente. Alternativa muito interessante de Jupp Heynckes.

- Uma falha grotesca foi fundamental para o gol de empate do Colônia no primeiro tempo. Na cobrança de falta de Podolski, eram 5 defensores do Bayer na área contra 6 jogadores dos visitantes. O brasileiro Pedro Geromel, inteligentemente (e denotando uma espécie de jogada ensaiada), se posiciona fora da área na hora do lançamento, o que permite a sua entrada na zona de perigo sem qualquer marcação, para balançar as redes de Rene Adler.

Um comentário: