A importância dos treinadores

Por Vitor Hugo Martins

No futebol atual, cada vez mais os treinadores assumem um papel de destaque no desempenho das equipes. Na verdade, são vistos como principais responsáveis pelo rendimento do time.
 
Até meados da década de 90, técnico era apenas um coadjuvante, pois dentro das quatro linhas havia jogadores que chamavam a responsabilidade, decidiam os jogos e os campeonatos. As equipes eram verdadeiros esquadrões, Flamengo com Zico, Junior e Cia; Atlético-MG com Reinaldo, Eder e Cia; Palmeiras com Rivaldo, Roberto Carlos, Edmundo e Cia; dentre outros. Obviamente existiram técnicos que devido a sua capacidade obtiveram status de estrela, como Zagallo e Telê Santana, mas em regra, os craques estavam dentro de campo.
   
Com o êxodo do futebol brasileiro, e como conseqüência a queda de qualidade técnica dos nossos campeonatos, os treinadores passaram a assumir definitivamente a responsabilidade de levar um clube aos títulos. São cobrados como tal e recebem como tal. Hoje, treinadores do calibre de Muricy Ramalho, Luiz Felipe Scolari e Vanderley Luxemburgo, recebem tanto ou mais do que qualquer jogador do seu elenco. Será que isso é justo? Vamos analisar.
   
Poucos são os jogadores que tem a capacidade de decidir jogos em sequência, seja por qualidade ou por regularidade. Devido a isso, cada vez mais os jogos são decididos a partir de uma jogada ensaiada, seja em bola parada ou não. Atualmente, podemos ver as partidas cada vez mais dinâmicas, num ritmo aceleradíssimo, fazendo com que uma equipe tenha um padrão tático definido, com sua marcação começando no campo do adversário, arrumado em campo de forma que a transição defesa-ataque seja feita com qualidade e eficiência, que o setor ofensivo seja capaz de transpor uma defesa bem equilibrada, com movimentação, ultrapassagens e jogadas pela linha de fundo. Num campo psicológico, onde os jogadores devem estar motivados, sentindo confiança no seu comandante, vendo uma evolução no trabalho e nos resultados. Quem é o responsável por isso? O treinador.

Posso concluir que no nosso futebol praticado atualmente, onde a capacidade tática supera a qualidade técnica, o técnico tem um papel fundamental no desempenho da equipe, tendo que fazer jus ao salário astronômico que recebe. Infelizmente, digo isso porque sou apreciador do futebol arte onde os craques estão dentro de campo e não fora; logo, hoje o técnico TEM que ser o cara.

2 comentários:

  1. Bravo. Matéria muito boa. Parabéns Vitor!

    ResponderExcluir
  2. muito PHOOOODAAAA, serio mesmo!!!

    não fui First??? :(

    ResponderExcluir