Queda e ascensão

por Vitor Fontenele

Final da Copa do Brasil: Vasco e Coritiba, merecidamente, disputam o título da principal competição nacional do primeiro semestre. O primeiro começou o ano mal, se recuperou após a chegada de Ricardo Gomes, chegou ao vice-campeonato da Taça Rio e agora, à final da CdB. O segundo foi uma surpresa desde o início do ano: com uma campanha invejável, foi campeão paranaense e de quebra, bateu o recorde nacional de série de vitórias ao ganhar 24 partidas seguidas. Ambos, no entanto, voltaram há bem pouco tempo da amarga segunda divisão como campeões.

Primeiro o Vasco, que passou o ano de 2009 na série B, e teve de se reconstruir na forma de uma nova administração, em que Roberto Dinamite, devido à inexperiência e à falta de pessoas qualificadas a seu lado, teve que ir aprendendo a vencer e a ser vencedor. No ano seguinte, decepção na volta à série A. O elenco mediano do cruzmaltino não passou de medíocre no Brasileirão'010.

O Coxa, por sua vez, foi mais rápido. Se comportou bem na série B, contando curiosamente com dois jogadores que participaram também da campanha campeã do Vasco da Gama: Enrico, meia-atacante e o volante Léo Gago, ambos destaques na equipe alviverde. No ano de 2011, já iniciou sua campanha mostrando a que veio com a série recordista de vitórias, com a montagem de um elenco que, se não é uma constelação, é muito bem treinado pelo técnico Marcelo Oliveira.

Por sinal, Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes têm participação essencial na campanha que Vasco e Coritiba desenvolveram a partir de sua chegada. Ambos também buscam se firmar como bons treinadores, de trabalho reconhecido na série A, acompanhados preferencialmente de títulos.

Vasco e Coritiba apontam que o caminho para a vitória é a organização. Os clubes vivem situações semelhantemente boas, e mereceram chegar a essa final. O primeiro jogo, vencido pelo Vasco por 1 a 0, foi de grande equilíbrio, e talvez o placar não tenha representado bem o que foi a dinâmica do jogo, com boas chances criadas para os dois lados.

Que vença aquele que conseguiu se organizar melhor, para que o exemplo da organização passe a ser seguido no Brasil.

2 comentários:

  1. Realmente esses dois fizeram um ótimo trabalho até o momento. Eu diria que foram dois melhores times do primeiro semestre, o Coxa, desde o início e o Vasco após a chegada de RG e reforços como DS. Já vi vários comentários sobre o desempenho destes dois clubes e a fase que vivem atualmente e a que mais concordo é que o Vasco, agora, vive um melhor momento do que o coritiba. Este último, creio eu, chegou em seu ápice na goleada contra o Palmeiras e de lá pra cá já não vem demonstrando aquele futebol de outrora (um mês atrás) e o Vasco vem em ascensão. O que não quer dizer que vá ser o campeão. Mas se fosse apostar seria no Gigante da Colina.
    Parabéns pelo blog!!!
    Saudações Vascaínas,
    Gleydson Andrade

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Gleydson!
    Agradeço seus elogios apareça sempre aqui no BLdJ!
    Abraços,

    ResponderExcluir