Roubou a cena

Por Vitor Fontenele

A intenção da coluna de hoje era falar do final de semana de clássicos no Brasileirão. Clássicos aliás, apimentados, surpreendentes e equilibrados, um verdadeiro reflexo do maravilhoso Campeonato Brasileiro, tão desprezado por alguns amantes do "verdadeiro futebol europeu".

No entanto, alguém "roubou a cena".
Nesse caso, entretanto, com extrema infelicidade. Durante o clássico carioca, Ricardo Gomes, técnico do Vasco, passou mal. Dor de cabeça, dormência: ele sabia que o fantasma do AVC o assombrava novamente. Chamada a equipe de atendimento, o ex-zagueiro foi levado rapidamente ao Centro Médico do Engenhão e de lá, ao Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio.

Graças ao rápido atendimento, Gomes foi operado em tempo, e passa agora por um período de recuperação inicial. A volta aos trabalhos, porém, não deve ocorrer antes do fim do ano.                           

Ricardo Gomes Raymundo começou a carreira como zagueiro no Fluminense, onde foi campeão brasileiro e tri carioca, alcançando a Seleção. De lá, seguiu para o Benfica, onde é ídolo até hoje, época em que foi campeão da Copa América e capitão da Seleção nas Eliminatórias da Copa de 1990. Daí seguiu para o Paris Saint-German, onde foi campeão francês e bi-campeão da Copa da França. De lá voltou para o Benfica, onde encerrou a carreira. Após encerrar a carreira de jogador, fez importantes trabalhos como treinador, no PSG e no Bordeaux e agora, no Vasco da Gama.


O pequeno número de times em que jogou mostra apenas um traço da personalidade de Gomes: profissional íntegro, dedicado, comprometido e extremamente educado. Se alguns de seus colegas de profissão são conhecidos pela rispidez, Ricardo é visto sempre calmo, seja durante os treinos, os jogos ou entrevistas.

Como disse um colega meu, coisas assim devem acontecer com essas pessoas boas para prová-las. O Monsieur Gomes, como ficou conhecido por seu trabalho na França, recebe merecidamente o carinho de todo o Brasil nesse momento de dificuldade. Todos torcem pela rápida recuperação de um grande profissional, e sobretudo, um grande homem. Estou certo de que nem mesmo a parte da torcida rubronegra que gritou palavras impublicáveis quando o técnico saía de maca do Engenhão quis dizer o que disse. Triste retrato de pessoas que colocam uma rivalidade acima de uma vida.

Força Ricardo Gomes! Estamos com você!

Um comentário:

  1. Tô muito triste e abalado, sério mesmo. Passei o dia pensando nisso, buscando notícias. E acho que esse é o sentimento do torcedor do Vasco.

    O Ricardo sempre respeitou o Vasco. E mais do que isso..sempre defendeu, em inumeras entrevistas, ressaltou a história, a tradição e a torcida. Mudou o Vasco. E vemos que ele é realmente tudo isso que aparenta ser, haja vista as inumeras homenagens que vem recebendo de todas as partes do mundo, nunca vi nada disso.

    Sonho em vê-lo como técnico do Vasco na Libertadores 2012.

    "Quem trouxe o Vasco de volta, não pode partir." Força Ricardo, Deus e o torcida do Vasco, estão com você.

    ResponderExcluir