'Montilloadicto'

Por Vitor Fontenele

Essa semana estou em viagem, e tive quase certeza de que não poderia escrever. No entanto, ao parar ontem para assistir Cruzeiro e Fluminense, tive a certeza de que não resistiria em falar sobre a partida. O placar, se não foi de todo injusto, certamente não mostrou de forma clara o equilíbrio das duas equipes em campo.

No entanto, esse não foi um equilíbrio muito bem-vindo. O Celeste é extremamente dependente de seu craque Montillo, enquanto o Fluminense tem no jovem Lanzini sua única opção de velocidade. Os dois times pecam na marcação no meio, de forma a deixar as duplas Naldo/Léo e Gum/L.Euzébio muito expostas.

Na partida passada em particular, Montillo teve que fazer de tudo um pouco: marcou atrás, armou no meio e tocou pra ele mesmo receber e tentar a finalização na frente, após driblar meia zaga do Tricolor. É óbvio que na maioria das vezes, não deu certo: o futebol é coletivo, afinal! Mas se ninguém ajuda o argentino, de tanto tentar, a jogada dá certo. Gol de Montillo, 12º no campeonato.

As substituições de Emerson Ávila pareciam que iam dar certo: Élber deu velocidade, e Roger experiência e qualidade no passe no meio-campo. No entanto, o garoto entrou no lugar do lateral-esquerdo Gabriel Araújo e Roger, como se sabe, há muito tempo não marca mais ninguém em campo. Dessa forma, sem o deslocamento de posição dos volantes para cobrir o setor esquerdo, o Fluminense se sentiu livre para buscar o gol da vitória naquele setor.

E não deu outra: jogada de Mariano pela direita, gol de Marquinhos após o cruzamento. Cruzeiro, 'Montilloadicto' - como diriam os hermanos - 1, Fluminense, lento, burocrático, mas eficiente, 2. E antes que me perguntem: Keirrison não foi visto em campo.

No Celeste: Antes, equilíbrio na defesa, Montillo se movimentando por todo o campo para marcar, armar e finalizar e Keirrison apagado. Depois, Roger divide a armação com o craque argentino, Élber dá gás na frente pelo outro lado, aparece um imenso espaço no lado esquerdo da defesa e Keirrison permanece apagado.

5 comentários:

  1. Perfeito o seu post, Vitor.

    Esse eu acho que é o MAIOR problema do Cruzeiro. Que o Montillo é um jogadorzaço, diferenciado, craque todo mundo sabe. Mas ele não tem como carregar o time nas costas sozinho.


    Agora o que eu realmente não consigo entender é o seguinte: Cruzeiro tem bons jogadores. O Roger, apesar da idade é um bom jogador, assim como Wallyson...

    PQ esse time não dá liga??

    ResponderExcluir
  2. Mad Fat Boy: além de faltarem boas peças na defesa (Marquinhos Paraná jogou improvisado na lateral direita, e Leandro Guerreiro, com todo o respeito, não está no nível do Cruzeiro), faltam também atacantes em boa fase, e um Roger mais estável, que possa estar sempre pronto para ajudar Montillo a "carregar o piano".

    Caso os volantes e os laterais do Celeste fossem mais fortes, ao invés do 4-3-1-2, poder-se-ia montar o time no 4-2-2-2 ou mesmo no 4-2-1-2-1, melhorando a produção na frente.

    A falta de estabilidade atrás compromete o ataque e sobrecarrega o argentino.

    ResponderExcluir
  3. O cruzeiro começou jogando num sistema tático muito errado: 3 volantes e 2 zagueiros no 4-4-2, nos últimos anos, com jogadores como Henrique e Fabrício, isso poderia funcionar já que eram volantes que tinham bastante liberdade e davam qualidade à saída de bola e apoio ao ataque - como pode ser percebido naquele time de Adilson Batista que chegou à final da Taça Libertadores de 2009. A formação do jogo de ontem deveria ser eficiente na marcação de meio-campo e deveria dar liberdade aos dois laterais - outro grande problema desse time, desde a saída de Jonathan a lateral direita nunca teve um eficiente substituto e há alguns anos não se vê uma grande atuação do jogador que ocupe a lateral esquerda, não era possível ver nenhuma jogada de apoio de nenhum dos laterais. O ataque talvez seja o maior problema, esse time não possui um jogador que se destaque em finalizações ou dribles, a esperança seria a volta de Thiago Ribeiro - que a muito tempo não faz uma boa partida e tem sofrido com contusões - e Wallyson: que no meu ponto de vista não é um grande jogador, mas fez boas partidas e pode tornar-se um grande jogador futuramente. Enfim é possível fazer uma análise mais aprofundada desse time e perceber que nada mais é possível esperar nesse brasileirão do cruzeiro que uma sulamericana ou uma fuga da zona de rebaixamento - infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo. Eu acho que se (e esse é um 'SE' do tamanho do mundo) o Roger oscilar menos, e o Keirrison voltar a jogar aquela bola que jogou no Coxa e no Porco, a parte ofensiva do Cruzeiro fica mto respeitável, mto mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que o cruzeiro do meio-campo pra traz é um bom time, não tem sofrido nesse quesito. O problema é que o meio-campo não consegue manter a posse de bola e erra muitos passes, em especial na intermediária de ataque, o cruzeiro sofre com contra-ataques e dessa forma seus últimos treinadores tem optado por manter os volantes mais recuados ao contrario da formação anterior (a qual eu admirava e gostava muito) de volantes que se apresentavam ao ataque e apoiavam muito lá na frente. Leandro Guerreiro está no cruzeiro devido a essa nova filosofia do time de jogar futebol: é quase um terceiro zagueiro, gosto de ver o estilo de jogo dele como o do Gilberto Silva, ele não costuma errar mas não é um jogador que se destaca. Enquanto o time não superar as carências nas laterais e no ataque, além de contar com as boas atuações de Roger e jogar com um sistema 4-2-2-2 que funcione, pode até mesmo sonhar com uma vaga na libertadores.

    ResponderExcluir