Análise: Internazionale

Por Hudson Martins

Jogo: Seongnam Ilhwa 0 x 3 Internazionale
Zayed Sports City, Abu Dhabi
Campeonato Mundial de Clubes FIFA - Semi-Finais - 15/12/2010

A eliminação do Internacional nesta terça, e a má fase da Internazionale na atual temporada levantaram a possibilidade de mais uma zebra no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. O adversário dos italianos, o coreano Seongnam, ainda vinha de bela vitória sobre o Al Wahda, e uma eventual classificação seria um evento histórico. Não foi dessa vez. Em Abu Dhabi, vitória da Internazionale por 3 x 0, gols de Dejan Stankovic, Javier Zanetti e Diego Milito.


Como de costume, a Internazionale foi a campo no 4-2-3-1. As subidas de Javier Zanetti pela direita contrastavam com a cautela de Chivu pela esquerda; no meio, a lesão de Sneijder logo no início do jogo obrigou o técnico Rafa Benitez a fazer uma mudança de posicionamento, o que não interferiu no esquema tático. Mais adiantado, Stankovic abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo, e transferiu a responsabilidade do resultado para o Seongnam. A Internazionale soube como trazer as circunstâncias do jogo a seu favor, e aproveitando-se de brechas no ataque, ampliou a vantagem com Zanetti - em belíssima jogada - e Milito. No mais, viu-se a equipe coreana produzindo pouquíssimo no seu campo de ataque, enquanto os italianos demonstravam, sobretudo, eficiência, para se segurar na defesa e garantir, em esporádicas investidas, a vaga na Final do Mundial de Clubes da FIFA.

Leitura tática

Com a posse de bola...

- A transição era instável. Com a rápida substituição de Wesley Sneijder, e a mudança de posicionamento de Dejan Stankovic, a Internazionale perdeu em qualidade na saída de bola, já que o braslieiro Thiago Motta não entrou bem. Com marcação bem encaixada, o Seongnam forçava os erros de passes da equipe italiana, que tinha como uma de suas únicas alternativas os passes para Samuel Eto'o, que levava vantagem nas jogadas individuais.

- Na presença de Eto'o, é comum ver a Inter jogando majoritariamente pelo lado esquerdo do campo. Contra o Seongnam, embora Pandev não tenha feito bom jogo, houve como equilibrar as ações ofensivas, já que Javier Zanetti se apresentou com eficiência, inclusive marcando um belo gol em jogada de infiltração em diagonal na área dos italianos.

- Embora tenha bom passe, Stankovic não tem a mesma movimentação de Sneijder. Enquanto o holandês gira por todo o campo, e faz a equipe jogar, o sérvio atua numa faixa mais restrita, facilitando, em certa medida, a marcação adversária, como ficou evidente nesta semi-final.

- Uma das virtudes da Internazionale nesta quarta foi a eficiência. Mesmo superior tecnicamente, a Inter não pressionou a equipe coreana em momento algum; na verdade, o que se viu foi um jogo extremamente equilibrado na grande maioria do tempo. Os coreanos ainda esboçaram, em algumas situações, marcação sob pressão na saída de bola da Inter, dificultando consideravelmente a transição da equipe italiana. Nas poucas vezes em que chegou à área do adversário, a Inter soube como matar o jogo, ao contrário do que fizera o seu homônimo brasileiro ontem.

Sem a posse de bola...

- O tradicional recuo dos jogadores dos lados do campo no 4-2-3-1 de Rafa Benítez ocorreu com correção, evitando que os laterais adversários - que subiam com relativa constância - pudessem jogar com liberdade. Samuel Eto'o ainda se destacava por atuar em uma grande faixa do campo, tendo participação importante pelo lado esquerdo tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo.

- Não havia marcação especial sobre Molina, o principal jogador de articulação do Seongnam. Entretanto, o meia colombiano teve pouquíssima liberdade durante a partida, ao contrário do que ocorrera contra o Al Wahda. Em função do bom posicionamento da Inter no campo de defesa, não foi raro ver Molina recuando até a intermediária para buscar o jogo. Como não se trata de um jogador de lances verticais, e que tem companheiros de nível técnico duvidoso, a Internazionale acabou se favorecendo. Na segunda etapa, com o jogo sob controle para a Inter, Molina desapareceu.

- Nas bolas paradas defensivas, muita cautela: na grande maioria dos lances, toda a equipe volta à área defensiva. Em escanteios e faltas, são 8 jogadores próximos a Júlio César, prontos para rebater os cruzamentos adversários. Ainda assim, o Seongnam assustou em algumas jogadas aéreas.

Um comentário: