O mais difícil é dosar

Por Antonio Rodrigues Neto

Cuca é um treinador surpreendente. No bom e no mau sentido. Quando você acha que ele vai deslanchar, acaba fracassando e quando você acha que ele vai piorar o que já está ruim, ele surpreende e faz pequenos milagres...

Um exemplo: sua ultima passagem pelo Fluminense. Quando ele chegou, em setembro de 2009, a equipe estava virtualmente rebaixada para a segunda divisão. A primeira coisa que passou pela minha cabeça e pela de muitos comentaristas esportivos, foi que Cuca não teria tempo e pior ainda, não teria preparo emocional para a missão de salvar a equipe. Pois ele não só salvou o time do rebaixamento como ainda chegou a final da Copa Sul-Americana e por muito pouco não chegou ao título.

Depois dessa excepcional reta final, o pensamento de todos parecia ser um só: com tempo para trabalhar em 2010, Cuca montará um time muito forte para brigar por tudo. Aconteceu justamente o contrário.

O Fluminense começou 2010 muito mal, sendo eliminado de forma até meio apática do Carioca, em nada lembrando aquela equipe incisiva e combativa da reta final de 2009. O treinador acabou demitido.

Cuca assumiu o Cruzeiro e se reinventou. Montou uma defesa mais sólida, com um time um pouco mais estático em campo, exatamente o contrário do que tinha feito em seus últimos trabalhos. Chegou muito perto do título, acabando o Brasileiro em segundo lugar. Sábado passado, em jogo válido pelo campeonato mineiro, mesmo com apenas torcedores do Cruzeiro no estádio, perdeu o clássico para o Atlético.

Parecia uma repetição daquele filme de 2009-2010...

Mas aparentemente o treinador aprendeu com os fracassos que teve nos últimos anos. Ao invés de se abater com o revés, levantou a cabeça, foi arrojado e goleou o Estudiantes, um dos melhores times da América do Sul, por 5 x 0.

Espero sinceramente que Cuca esteja aprendendo a ter controle emocional e, principalmente, a sentir o momento certo de ser arrojado. Excesso de ousadia passa a ser imprudência. O esquema usado contra o Estudiantes, por exemplo, teria grande chance de dar errado contra um time brasileiro.

Cuca é um dos poucos treinadores que “ousam” no futebol brasileiro e quando mais cedo ele conseguir se livrar desse estigma de “professor Pardal” melhor. Acompanhando com relativa distância, acredito que ele venha evoluindo muito no Cruzeiro. Veremos se ele consegue se livrar de uma vez dos rótulos negativos que carrega desde os tempos em que era técnico do Botafogo. Potencial para isso ele tem.

Notas de Rodapé:

- Na “final” do Sul-Americano Sub-20 foi a vez do Uruguai perder a cabeça, facilitando a vida do Brasil. Primeiro com a expulsão de Luna, seu grande destaque na competição e depois desperdiçando uma cobrança de pênalti. O Brasil é muito superior aos outros tecnicamente. Mas não para enfiar 6 x 0 no segundo melhor time da competição.

- A melhora do Vasco após as saídas de Paulo César Gusmão e Carlos Alberto mostrou três coisas. Primeiro que o time não é tão ruim como muita gente afirmava que era. Segundo que o treinador era realmente o maior problema da equipe. E terceiro que o Carlos Alberto não serve para ser referência de nada para ninguém, dentro ou fora de campo. A diretoria do Vasco demorou uma eternidade para detectar os problemas da equipe e se enfiou em uma das maiores crises da sua história. Por enquanto, o Vasco só botou a cabeça para fora da lama.

- Um dos maiores jogadores da história do futebol anunciou sua aposentadoria esta semana. Na verdade, Ronaldo só oficializou o que todo mundo já sabia: não tem mais condições físicas de jogar futebol. Não vou me alongar muito no assunto, mas não concordo nem um pouco com essa aura “heróica” que deram a ele. Em minha opinião ele foi um jogador de futebol extraordinário, certamente um dos maiores da historia, que teve o azar de sofrer muitas contusões. Ponto final. Não é herói e muito menos está acima do bem e do mal.

- Embora não tenha sido tão ruim porque jogou fora de casa, o Santos fez uma estréia decepcionante e empatou em sua estréia na Libertadores. Apesar de ter uma série de “atenuantes”, o adversário era tão fraco que o Santos praticamente tinha obrigação de vencer.

2 comentários:

  1. interessante.... muito bacana seu blog, parabens! estou te seguindo já! hahaha dps da uma olhada no meu blog tambem! ^^


    http://rockalameda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Show de bola...sério mesmo!!!

    não fui first?? :(

    ResponderExcluir