Notas de Rodapé (versão ampliada)

Por Antonio Rodrigues Neto

Após uma semana corrida, segue-se uma versão maior das Notas de Rodapé desta coluna, ao invés da tradicional abordagem de um tema específico. Na próxima semana, colocando a bola no chão, e com o domínio das ações na partida, tudo volta ao normal, caro leitor.

- O Fluminense conseguiu mais na base do coração do que qualquer outra coisa, vencer o América do México e segue vivo na Libertadores. A situação era tão ruim que a suada vitória apenas amenizou a situação. Agora, vem a parte mais difícil da tarefa: vencer dois adversários difíceis fora de casa. Qualidade para vencer os dois o Fluminense possui. Resta saber se terá organização e equilíbrio emocional.

- Em minha opinião o Botafogo fez uma enorme burrada mandando seu treinador embora. Joel Santana inegavelmente tem seus defeitos, mas conseguiu resultados excelentes com o elenco que o clube tem. Depois de três vices para o maior rival, conquistou o campeonato carioca vencendo os dois turnos, o que não acontecia desde 1998 quando o Vasco também foi campeão sem a necessidade de uma final. Só isso já seria uma importante conquista. Mas Joel foi mais longe e conseguiu a melhor campanha do alvinegro em Brasileiros desde o título de 1995. Se Caio Junior conseguir pelo menos chegar perto de um desempenho como este, o clube carioca terá que ficar muito satisfeito.

- E o Vasco segue tentando sair da lama em que se meteu no início do ano. Por enquanto, em razão da derrota que teve na estréia da Taça Rio, o clube de São Januário corre um grande risco de entrar em crise se tropeçar de novo. Isso porque esse novo tropeço pode acabar ocasionando uma eliminação na Taça Rio e a volta, com força total, da crise ao clube. Aparentemente o clube carioca contratou bem e fez uma boa escolha quando trouxe Ricardo Gomes. Aparentemente. Veremos como o Vasco se comporta nessa reta final de Carioca e na Copa do Brasil.

- Como eu havia comentado aqui semana passada, não gostei da seleção Sub-17 nos dois primeiros jogos da competição e gostei menos ainda do terceiro jogo, quando a equipe acabou derrotada pelo Paraguai. Infelizmente, parece que essa seleção não está organizada como deveria e ainda pior, carece de jogadores diferenciados tecnicamente. O treinador Emerson Ávila fez mudanças oportunas no time titular, e conseguiu um belo resultado contra a Colômbia. Talvez algum dos reservas possa dar o diferencial técnico de que a equipe precisa no hexagonal final da competição.

- Vasco e Fluminense farão jogo que pode ser decisivo para as pretensões das equipes na competição. Se houver um perdedor no clássico, este poderá complicar sua classificação para as semifinais; o Fluminense porque já está em terceiro no seu grupo, podendo agravar ainda mais sua situação e o Vasco porque tem duas equipes nos seus calcanhares e dependendo da rodada, pode ficar fora da zona de classificação com uma eventual derrota no clássico. O jogo tem tudo para ser, no mínimo, emocionante.

- No Campeonato Paulista, São Paulo e Corinthians também farão um clássico nervoso, como tem sido todos os encontros entre as duas equipes, em qualquer competição. Não tanto pela necessidade da vitória visando à classificação, e sim porque a rivalidade entre os clubes fica cada vez mais acirrada. Não apenas dentro de campo, uma vez que seus dirigentes não perdem uma oportunidade de trocar farpas publicamente. Além da rivalidade outros dois ingredientes temperam o clássico: a possibilidade do goleiro Rogério Ceni marcar o 100º gol e a longa invencibilidade do Corinthians diante do rival.

Um comentário: