A volta de uma potência

Por Antonio Rodrigues Neto

Confesso que sempre nutri uma certa simpatia pelo futebol uruguaio.

Um pouco em razão do futebol do pais representar aquele estilo de jogo aguerrido que cai no gosto da maioria das torcidas, “outro pouco” por um sentimento de solidariedade com os problemas que um pais tão pequeno enfrenta, entre outros motivos.

Na verdade os meus motivos são um assunto menor perto do renascimento que vem acontecendo com no futebol uruguaio.

Importante salientar que essa reconstrução começou lá atrás quando Oscar Tabárez assumiu o comando da seleção uruguaia em 2006. Naquele momento uma profunda reformulação começou no futebol do pais.

Da base até o futebol profissional, praticamente tudo foi refeito, corrigindo os diversos problemas que foram sugando mais e mais a força futebol uruguaio durante as ultimas décadas.

A ida do Penarol a uma final é apenas mais um sintoma dessa recuperação. Antes disso, tivemos o 4º lugar do Uruguai na ultima Copa do Mundo, o Nacional na semifinal em 2009 e o bom desempenho das seleções de base que em várias competições.

Em minha opinião, o maior desafio dos profissionais envolvidos na reestruturação do futebol do pais é a escassez de mão de obra. Embora o Uruguai tenha diversos bons jogadores espalhados pelo mundo, o surgimento de novos craques é sempre mais difícil em um pais que possui poucos habitantes.

Essa peculiaridade torna o trabalho ainda mais impressionante e mais educativo. Talvez fosse hora do futebol argentino tentar copiar tudo bem que vem sendo feito no pais vizinho.

Notas de Rodapé:

- O Vasco saiu na frente no primeiro confronto da final da Copa do Brasil. Jogando em São Januário a equipe fez um magro porem importante 1x0. Importante não só em razão da vantagem óbvia, mas por ter vencido sem sofrer gols. A equipe paranaense terá que atacar e um gol da equipe carioca obrigaria o Coritiba a abrir dois de vantagem, tarefa que pode ser muito complicada.

- Embora tenha elogiado muito o futebol uruguaio, não acredito que o Penarol consiga vencer o Santos. Claro que não é uma tarefa impossível, mas é muito, mas muito complicado que o Penarol consiga superar a enorme diferença técnica entre as equipes.

Um comentário:

  1. O futebol uruguaio está renascendo. A seleção atual tem bons valores. O trio do ataque é acima da média.

    Muito legal o blog. Se puder, visita o meu lá: http://dezminutosoudoisgols.blogspot.com/ Agradeço se comentar! =D

    Abs

    ResponderExcluir