A conta da ousadia

Por Antonio Rodrigues Neto

No bagunçado futebol brasileiro, é uma coisa muito comum os clubes gastarem o que não tem contando com a “receita futura”. Já foi mais fácil exercer esse tipo de administração quando os nossos futuros craques eram vendidos com mais facilidade. As mudanças chegaram quando a crise econômica mundial atingiu os clubes europeus, que passaram a investir menos em apostas...

O Corinthians encontrou algumas alternativas para ter uma das folhas salariais mais altas do país: jogou a conta no colo do torcedor. Aumentou o preço dos ingressos, começou a produzir uma série de produtos com a marca do clube, apostou em jogadores de renome internacional com um apelo forte de marketing, etc, etc. Apostou naquele chamado “ciclo virtuoso” investindo para aumentar a receita, para então aumentar o investimento e assim sucessivamente.

Só que esse tipo de estratégia tem um risco altíssimo: se as coisas não vão bem dentro de campo, a torcida para de consumir e no fim do ano a conta não fecha. Ano passado o Corinthians ainda se apoiou no centenário e na boa campanha do Brasileiro para compensar a falta de títulos e conseqüentemente a falta de novas receitas que surgiriam com esses títulos.

Esse ano não terá o trunfo do Centenário e foi eliminado na pré-Libertadores quando já fazia investimentos para a fase de grupos da competição.

A conta tem tudo para fechar ainda mais no vermelho.

Notas de Rodapé:

- Impressionante a interminável crise no Vasco. Impressionante, porém previsível. O Vasco tinha duas “tarefas” para 2011: mudar o comando da equipe e encontrar o goleador que a equipe sentiu tanta falta em 2010. Não fez nenhuma das duas e se meteu em uma crise sem precedentes em sua história. Agora, mesmo depois da troca de treinador, a situação é muito, mas muito pior do que era em dezembro do ano passado. Agora a paciência da torcida acabou, agora Ricardo Gomes terá que arrumar a equipe no meio das competições, agora o mercado está mais inflacionado para o Vasco. O próprio Vasco conseguiu se enfiar nessa crise e agora terá muito trabalho para sair dela. O Vasco e Ricardo Gomes.

- Muita gente formulou muitas teorias sobre a “apatia” do Corinthians. Considero que o problema da equipe paulista está na escalação da equipe. Muitas vezes o melhor jeito de ser ofensivo e agressivo não é escalando três atacantes. É dominando o meio-campo. Tite deveria tirar do time ou Jorge Henrique ou Dentinho e escalar o Paulinho no meio. Um losango com Ralf em uma ponta Bruno Cesar na outra e Jucilei e Paulinho pelos lados. Em minha opinião, embora pareça contraditório, isso deixaria o time mais agressivo. Tirando Bruno Cesar do time, Tite perdeu criatividade, perdeu o homem das bolas paradas e perdeu a finalização de média distância. Isso apenas falando da parte tática, porque parece que fora de campo as coisas estão mais complicadas ainda.

- Promissora a estréia de Rivaldo. Muito melhor do que o próprio São Paulo esperava. Veremos se ele conseguirá manter uma regularidade. Disse aqui que não achava a sua contratação uma boa idéia da diretoria do São Paulo, obviamente em razão dos 39 anos que ele tem hoje, no entanto se ele for pelo menos útil ao clube dentro de campo, mudo minha opinião.

- O mercado europeu de transferências foi mais movimentado do que o normal. Principalmente pela “volta” do Chelsea aos altos investimentos. Depois da conturbada transferência de Fernando Torres para o clube londrino, domingo teremos o “neo clássico” Chelsea x Liverpool. Imperdível.

- Outro clássico que promete muito é o Vovô entre Botafogo e Fluminense. O campeão brasileiro tem mais qualidade, mas o campeão carioca tem muito brio. Esse clássico tem tudo para decidir quem pega o Flamengo nas semifinais da Taça Guanabara. Os dois preferem evitar.

- Jogando com seriedade, não tem para ninguém nesse Sul-Americano sub-20. O Brasil, principalmente por ter um futuro craque como o Neymar, é muito superior as outras equipes.

Um comentário: