A Grande Promessa

Por Antonio Rodrigues Neto

Sei que os leitores devem estar saturados de ver ou ouvir falar sobre Neymar, mas pensando um pouco no assunto, me senti na obrigação de escrever uma coluna sobre o garoto.

Isso porque Neymar é tão extraordinário que as pessoas já acham até normal as coisas que ele faz. Ver Neymar sendo decisivo para o Santos é mais ou menos como ver uma notícia de desvio de dinheiro público: acontece com tanta freqüência que parece não impressionar mais as pessoas.


Ao longo dos anos presenciei a ascensão de vários e vários jogadores. Muitos tiveram um começo meteórico, mas muito poucos (para não dizer nenhum) é decisivo com tanta freqüência como Neymar vem sendo do início de 2010 até agora.

Muita gente compara o atacante do Santos a Robinho, seu antecessor, mas acho que pelo menos esse inicio do Neymar é incomparavelmente melhor ao inicio do Robinho. Neymar é um jogador muito mais completo do que Robinho era quando tinha 19 anos.

Com apenas 19 anos, Neymar finaliza bem de canhota e melhor ainda com a perna direita, tem um arremate de média distância razoável, tem muita habilidade, é rápido é ágil, é criativo...

Repetindo: ele tem apenas 19 anos. São poucos os jogadores no mundo que reúnem pelo menos metade dessas características acima citadas, que dirá aqueles que reúnem todas elas.

Sim, muitos jogadores surgiram como o “futuro melhor do mundo”, mas poucos amadureceram tão rápido, em todos os sentidos como Neymar. É claro que a possibilidade do garoto acabar se perdendo e nunca se transformar no jogador que esperamos que ele seja sempre existe, porém nesse caso específico, ela parece muito menor do que nas outras vezes em que algo parecido ocorreu por um motivo muito simples: Neymar é melhor do que todas as outras promessas que tivemos nos últimos anos.

A única coisa que provavelmente vai impedir o jogador de fazer um ano praticamente perfeito é o aspecto físico.

Neymar já foi campeão Sulamericano Sub-20, já foi campeão Paulista, já está na semifinal da Libertadores da América e ainda tem o Brasileirão e a Copa América pela frente.

É difícil imaginar que ele consiga atravessar essa verdadeira maratona brilhando como vem fazendo até agora. Nem um garoto com pouquíssimas lesões na carreira como ele passa incólume por uma sequencia como essa.

Notas de Rodapé:

- Sábado começa o Brasileirão 2011 e ele promete ser quente desde o início. Dos clubes mais tradicionais do país apenas Vasco e Santos ainda estão participando de outras competições. Praticamente todos os outros precisam buscar no Campeonato Brasileiro os resultados que deixaram escapar nas competições do primeiro semestre. Esse ano os clássicos nas ultimas rodadas devem pelo menos amenizar os problemas que tivemos nos dois últimos anos. Acho também que a fórmula ideal para a competição é essa que temos hoje. Embora a média de público não tenha aumentado, o público parece finalmente começar a compreender as “peculiaridades” da competição.

- Não bastasse ser eliminado dentro de campo pelo Avaí, o São Paulo parece que não funciona fora dele. Rivaldo e o treinador trocam farpas pela imprensa; o presidente dá um “discurso” demitindo o treinador e logo depois volta atrás; Alex Silva reclama da falta de apoio da diretoria; dirigente aparece para dizer que os jogadores tem sim apoio e por ai vai. E quando será que Luis Fabiano estreará? O jogador tem um longo histórico de contusões e já não é mais nenhum garoto. Começo a temer que ele tenha pouco tempo de futebol pela frente.

- Avaí e Coritiba abriram uma pequena vantagem na Copa do Brasil e agora decidem a vaga para a final contra Vasco e Ceará, respectivamente, dentro de seus domínios. A meu ver, se qualquer um dos dois tentar jogar com o regulamento pode acabar se complicando e perdendo a vaga na final. Principalmente o Coritiba que caso sofrendo um gol terá a obrigação de vencer o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário