Não é diferente

Por Antonio Rodrigues Neto

Nos últimos anos a diretoria e até a torcida do São Paulo passaram realmente a acreditar que o clube do Morumbi é “diferente” dos outros.

A estrutura do clube e a sequencia de títulos passaram a impressão, até mesmo para uma parte da imprensa, de que a equipe paulista estava rapidamente engolindo as demais em praticamente todos os aspectos.

Essa confiança na superioridade tricolor acabou se transformando em arrogância. Dirigentes, torcedores e até jogadores começaram realmente a pensar que o São Paulo está quilômetros a frente de todas as outras equipes brasileiras a ponto da equipe paulista desdenhar publicamente da Copa do Brasil, competição que nunca conquistou.

Pode parecer obvio falar isso agora, mas o São Paulo não é diferente. Até a famosa estrutura do clube não é “diferente”. Várias outras equipes brasileiras já contam com, por exemplo, um centro de treinamento parecido com os dois que a equipe do Morumbi possui.

Falei tudo isso para chegar ao ponto principal: enquanto a equipe paulista não encarar seus adversários com a atenção que eles merecem, vai amargurar derrotas inesperadas como essa que teve ontem.

As declarações de Rivaldo após a partida com o Avaí ilustram esse sentimento prepotente do São Paulo: “Nunca vi uma oportunidade dessa...tão fácil de ser campeão”.

Chega a ser surreal ver um jogador de uma equipe que acabou de tomar um baile de bola, que sofreu para eliminar o limitado Santa Cruz, falar algo assim.

Digamos que o São Paulo tivesse passado para a próxima fase. Seria fácil enfrentar uma equipe tradicional como o Vasco em uma semifinal? Óbvio que não.

O São Paulo como um todo deveria começar a rever alguns conceitos. Sim o clube tem uma estrutura acima da média nacional. Sim o clube tem um bom time. Sim o clube tem a segunda maior arrecadação do pais. Mas ele não está quilômetros acima dos outros como pensa.

A hegemonia que teve no cenário nacional, entre outros fatores, foi fruto do trabalho eficiente do treinador Muricy Ramalho e mesmo ele, vejam só, era contestado por uma parte da torcida são-paulina. Desde que o treinador deixou a equipe, o São Paulo não venceu mais um título sequer.

Já passou da hora da equipe paulista rever alguns conceitos. Essa revisão de conceitos seria uma boa idéia para o Internacional que comete os mesmos vícios de comportamento do São Paulo.

Notas de Rodapé:

- Tirando o Vasco, pela tradição, os outros semifinalistas da Copa do Brasil são de certa forma uma surpresa. Coritiba. Ceará e Avaí derrubaram favoritos até chegar onde estão. A competição terá um campeão inédito e o meu palpite, até meio óbvio, é que Coritiba e Vasco farão a grande final. Mas em jogos de mata-mata tudo pode acontecer. Se alguém me perguntasse 15 dias atrás eu diria que as semifinais seriam Vasco x São Paulo e Flamengo x Coritiba.

- O Santos trouxe um resultado importante da Colômbia e apesar da eliminação do Cruzeiro em circunstancia semelhante uma semana atrás, não acredito que deixe escapar a classificação. Em minha opinião o principal adversário do Peixe na briga pelo título é o Velez Sarsfield, equipe organizada, experiente e qualificada.

- Confesso que fiquei surpreso com a repercussão (ou a falta de) da goleada que o Palmeiras levou no dia 05/05. Como eu já escrevi muitas vezes aqui, a situação política do clube é bem complicada. Alias a situação do Palmeiras é muito complicada. O clube já tentou gastar pouco e não deu certo. O clube já tentou gastar muito e também não deu certo. Talvez Arnaldo Tirone esteja apostando na continuidade do trabalho de Felipão.

- De segunda em diante o mercado de transferências “nacionais” deve se intensificar. Apenas cinco dos vinte clubes da Série A estarão envolvidos nas competições do primeiro semestre. Os outros 15 provavelmente aproveitarão a ultima semana antes da estréia para o Brasileirão para buscar os reforços q necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário