O que há por trás das cifras?

Por Hudson Martins

Nesta terça-feira, Internazionale e Anzhi Makhachkala chegaram a um acordo para a transferência de Samuel Eto'o à equipe russa por astronômicos R$ 98 milhões. Um dos novos expoentes financeiros do futebol mundial, o Anzhi sela uma das grandes contratações da história, e promete pagar ao camaronês o maior salário do mundo. A ida de Eto'o para a Rússia não é das mais simples de serem compreendidas. O aspecto financeiro apenas, não é capaz de explicá-la por inteiro.


Eto'o não é um jogador em ascensão. Com 30 anos, a carreira do camaronês já está mais do que consolidada, e as passagens muito bem sucedidas por Mallorca, Barcelona e Internazionale lhe conferiram não apenas o status de grande jogador que é, como também uma conta bancária polpuda. Logo, seria difícil que o fator grana fosse o primeiro na lista das suas prioridades neste ponto da carreira, pelo menos teoricamente.


Eto'o em pose emblemática. A partir de hoje, ele é o jogador mais bem pago do mundo.

Jogar na Rússia não é um simples desafio. Eto'o encontrará um calendário completamente diferente do resto do Velho Continente, temperaturas muito inferiores às de Espanha e Itália, uma liga que ainda está no segundo escalão europeu (embora demonstre crescimento paulatino), um clube que investiu monstruosamente nos últimos tempos, mas ainda está longe de ser uma potência (mesmo dentro do próprio país), e um país de recentes episódios de racismo no futebol - fenômeno lamentável por si só, e cujo alvo já foi o próprio Eto'o, tanto no Barcelona quanto na Internazionale. 

Um fator que poderia explicar a chegada de Eto'o ao Anzhi (ainda que não seja suficientemente contundente) é a proximidade da primeira Copa do Mundo a ser organizada no país. Fortalecer o Campeonato Russo com estrelas do quilate do centroavante africano é altamente interessante para o futebol local. Clubes como Rubin Kazan, Zenit, Spartak Moscou e CSKA acumulam algum sucesso em competições europeias recentes, ao passo que a seleção chegou às semi-finais da última Eurocopa. Com a chegada de grandes jogadores, é possível abrir os olhos do mundo para o futebol russo bem antes de 2018. Por outro lado, apenas o Anzhi mostra tamanho apetite no mercado; os concorrentes não apenas não fazem investimentos tão volumosos, como perdem peças importantes, como foi o caso do Spartak Moscou, que se viu sem Ibson e Alex num curto espaço de tempo.

As cifras são espetaculares e a negociação é das maiores de todos os tempos. Ainda assim, faltam explicações mais concretas para a decisão de Samuel Eto'o. Qual seria o real motivo da transferência do camaronês? Sugestões são muito bem-vindas nos comentários.

2 comentários:

  1. Você não apostaria em ostentação financeira, uma verdadeira demonstração de poder econômico, como é o caso dos magnatas árabes do petróleo?

    ResponderExcluir
  2. Acho que esta é uma justificativa bastante coerente para o investimento do Anzhi. Mas a grande questão é descobrir o motivo da escolha de Eto'o pelo clube russo.

    Abraço!

    ResponderExcluir